O corte de verbas anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) após aprovado pelo governo tem gerado impactos significativos em institutos e universidades de todo o país.
Sendo assim, estudantes e funcionários se mobilizaram durante a tarde da última quarta-feira (8), na Praça do Rosário em Passos para protestarem contra essa reforma. De acordo com a reforma, os Institutos Federais no Sul de Minas tiveram um corte de 40% o que simboliza cerca de R$ 16 milhões para este ano. Em meio a faixas e cartazes, eles protestaram contra essa reforma e os cortes de verba na educação para as instituições federais.
Portanto, para se adequar a essa nova verba que é repassada, o instituto precisa rever as despesas com alimentação e moradia dos estudantes, concessão de bolsas e até a ração dos animais usados em pesquisas. Além disso, esses cortes não são apenas no orçamento, ele também cabe aos funcionários terceirizados ou seja, responsáveis pela limpeza e segurança que podem perder seus empregos.
Só no campus do Instituto Federal de Passos possuí 18 cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Devido a isso alguns estudantes já não sabem como vão continuar na instituição se os benefícios forem cortados.
Por fim, em nota, o Ministério da Educação entre outras explicações afirmou que o critério utilizado para o bloqueio de verbas foi o mesmo para todas as universidades e institutos.
Ainda de acordo com o MEC, o bloqueio preventivo incide sobre os recursos do segundo semestre para que nenhuma obra ou ação seja conduzida sem que haja previsão real de disponibilidade financeira para que sejam concluídas.
O bloqueio pode ser revisto pelos ministérios da Economia e da Casa Civil se a reforma da previdência for aprovada e as previsões de aumento econômico no segundo semestre se confirmem.
O post Alunos e funcionários do IF de Passos realizam manifestação contra corte de verbas apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro