O governador Romeu Zema decretou situação de emergência em saúde pública nos municípios das regiões Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul do estado, nesta terça-feira (22).
Com a ação do governador, será possível mobilizar recursos de forma mais ágil para enfrentamento do Aedes aegypti e estruturação de serviços de atendimento às pessoas infectadas pelo vírus causador da doença.
Entre as medidas publicadas no Diário Oficial Minas Gerais está a destinação de R$ 4,18 milhões para 93 prefeituras. Os recursos são para reforço de despesas com pessoal e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que a cada 15 dias, até o dia 30 de junho deste ano, os municípios com alta incidência irão contar com incentivo financeiro complementar, por meio de resolução específica.
O parâmetro para definição dos municípios será a divulgação do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A próxima resolução prevista deverá contemplar 46 municípios, no montante de R$ 1,88 milhão.