Em novembro de 2016, Matheus Costa foi acusado de estupro. Uma jovem de 24 anos acusou o jovem de manter relação sexual sem consentimento da vítima.
Desde a denúncia, Matheus respondeu ao processo em liberdade. Nesta semana, o Ministério Público ofereceu denúncia, que foi aceita pelo juiz da Terceira Vara Criminal. O agora vereador e líder do MBL de Divinópolis tornou-se oficialmente um réu.
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal durante a tarde de hoje (7), Matheus Costa alegou inocência e prometeu prová-la. O vereador se disse o mais interessado em esclarecer o episódio.
Relembre o Episódio
Em 22 de dezembro de 2016, Matheus Costa foi acusado de estuprar uma jovem divinopolitana. As partes envolvidas teriam se conhecido numa festa privada e em seguida foram até um motel.
Chegando ao local, a vítima teria sido violentada após se recusar a manter determinadas relações sexuais com o acusado.
Na época, em sua defesa, Matheus foi a público e afirmou que as práticas aconteceram de forma consensual, e afirmou ter imagens do circuito interno do motel comprovando que o casal entrou espontaneamente.
Tal argumento foi questionado à época:
“O fato de uma mulher entrar consensualmente num quarto com um homem não confere a ele o direito de fazer qualquer prática sexual sem consentimento. Não é não!“, afirmou o jurista divinopolitano e professor universitário Evandro Mendes.
Polêmica
Poucas semanas antes da polêmica acusação de estupro, Matheus foi acusado de injúria racial. Testemunhas relataram que o jovem proferiu xingamentos racistas contra um garçon negro após um bate-boca num antigo bar situado no Afonso Pena.
Na ocasião, testemunhas narraram que ouviram do futuro parlamentar termos pejorativos como “macaco“, “favelado” e “lixo” contra um jovem negro. Ironicamente, a confusão ocorreu em pleno 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Movimento Brasil Livre
Suplente do ex-vereador Cleiton Azevedo (PPS), Matheus Costa assumiu sua vaga na Câmara assim que Cleitinho abandonou o posto na cidade para ir à Assembléia assumir seu cargo de deputado estadual.
Em novembro de 2018, Matheus fora convidado pelo grupo Movimento Brasil Livre para ser coordenador do núcleo divinopolitano.
O post Matheus Costa vira réu em processo no qual é acusado de estupro apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: Portal MPA