Divinópolis encaminhará mais 60 pacientes para cirurgia de catarata, na Santa Casa de Carmo da Mata, na terça-feira (27/11). As cirurgias são custeadas por meio de convênio entre o município e a Santa Casa.
As cirurgias, os exames e o transporte são gratuitos aos pacientes. O transporte dos pacientes e os exames complementares são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Em 15 de novembro, foram encaminhados 47 pacientes, e foram chamados 60. “Entramos em contato com todos, mas alguns são muito idosos e precisam de acompanhante; por isso, faltaram à cirurgia”, explicou o gerente de Regulação, José Bráz Dias.
Outros 60 pacientes estão sendo convocados pela Semusa e pelas unidades de saúde. O gerente alerta que as pessoas que aguardam cirurgia de catarata devem entrar em contato com as unidades de saúde semanalmente. “Nós vamos encaminhar dezenas de pacientes; por isso, eles devem entrar em contato com as unidades de saúde para saber se foram selecionados. A prioridade são os pacientes que estão na lista de espera”, afirmou.
A Semusa solicitou 2 mil atendimentos para cirurgias de cataratas que devem ser realizadas nos próximos meses. “Nós solicitamos 2 mil para suprir a demanda, a resposta foi positiva e em breve divulgaremos a data para mais pessoas fazerem a cirurgia. Vamos seguir a lista de espera”, explicou.
Para fazer a cirurgia, os pacientes devem passar por avaliação nas unidades de saúde e por consultas oftalmológicas. Os atendimentos serão realizados mediante disponibilidade de vagas e avaliação clínica, seguindo critério da Semusa.
O post Novo grupo de Divinopolitanos serão encaminhados a Carmo da Mata para cirurgia de catarata apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: Portal MPA