Em Belo Horizonte, a folia do próximo ano já esta confirmada, vai de 16 de fevereiro a 10 de março. A partir dessa semana, os blocos de rua que pretendem desfilar durante o período oficial do Carnaval já podem se inscrever.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro. A expectativa é que o número de inscritos ultrapasse a marca alcançada, que em 2018 superou o número de 400 blocos.
A novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos vai exibir algumas das restrições de circulação previstas, locais com risco de alagamento, por exemplo, além de rotas e ambulâncias, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, percurso do foliônibus e trajetos essenciais para a fluidez do trânsito na cidade.
Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório, mas os blocos que não realizarem o procedimento, não vão contarar com a infra-estrutura disponibilizada pela Belotur, que inclui banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza.
A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras.
Acesso o guia no link: http://bit.ly/guiaorganizadoresblocosderua .
Por: Janice Izabela
(revisado por Patrícia Marques)