Mais de 3 milhões de candidatos vão precisar adiantar o relógio em uma hora para se adequar ao novo horário
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o dia 4 de novembro, vai coincidir com o início do horário de verão. Com isso, mais de 3 milhões de candidatos vão precisar adiantar o relógio em uma hora para se adequarem ao novo horário. Esses estudantes representam 56% do total de cinco milhões e meio de candidatos com inscrição confirmada nas provas.
O horário de verão entrará em vigor em dez estados, além do Distrito Federal, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Acontece que nem todos os estados estarão no horário de Brasília como, por exemplo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Isso porque, atualmente, esses estados já estão uma hora atrás de Brasília. O fechamento dos portões, então, acontecem nesses dois estados às 12h do horário local.
Outros portões que também terão os portões fechados no horário local, às 12h, são os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Já os estados que fecham os portões seguindo o horário de Brasília, às 13h locais, são: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Em Rondônia e Roraima, os portões fecham no horário local às 11h da manhã. No Amazonas, com exceção de 13 municípios da região sudoeste do estado, os portões também vão ser fechados horário local às 11 horas.
Os 13 municípios do Amazonas e o estado do Acre vão fechar os portões no horário local de 10h da manhã.
O horário oficial da prova do Enem segue o de Brasília. Por isso, os portões se abrem às 12h e o fechamento é às 13h. As provas se iniciam às uma e meia da tarde. A saída é permitida a partir das três e trinta da tarde sem o caderno de provas. Só a partir das seis da tarde será liberada a saída com o caderno de questões. A prova se encerra às sete da noite, no horário de Brasília.
*As informações são da Agência do Rádio.