Na manhã desta segunda-feira, 24/09/2018, o GAECO PATOS DE MINAS deflagrou a OPERAÇÃO CANAÃ. O nome da operação é uma analogia entre a cidade bíblica de Canaã e Patos de Minas, reconhecendo a cidade como um excelente lugar para se viver. Em linhas gerais, a história conta que Canaã, comparada aos desertos circundantes, era terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ser vista por Abraão como a “terra prometida”, “onde corre leite e mel”.
A operação é mais uma das investidas do GAECO DE PATOS DE MINAS no combate as influências externas do tráfico de drogas ilícitas que acabam por arriscarem a paz social, facilitando o ingresso de criminosos e drogas, contaminando o mercado com crimes como comércio ilegal de armas de fogo, furtos, receptações, dentre outros, proporcionando a instalação de Organizações Criminosas na cidade e Região.
A operação durou cerca de nove meses e resultou em doze intervenções até sua efetiva deflagração nesta data. Durante as intervenções foram realizadas diversas prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, além de angariar farto conteúdo probatório.
A última fase desta operação, deflagrada nesta data, contou com esforço conjunto do Poder Judiciário da Comarca de Patos de Minas, do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais – notadamente a 10ª Região da Polícia Militar e objetivou cumprir 34(trinta e quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 33(trinta e três) mandados de prisão, dentre os presos um vereador do Município de São Gonçalo do Abaeté-MG.
As cautelares foram cumpridas em sua maioria na cidade de Patos de Minas, mas se estendem a São Gonçalo do Abaeté, Patrocínio, Coromandel, Uberlândia e Buritizeiro, envolvendo três Regiões da Polícia Militar. O cumprimento envolveu cerca de 40 (quarenta) viaturas e 120 (cento e vinte) Policiais Militares, 03 (três) Promotores de Justiça, além de servidores do Ministério Público e Judiciário.
Resultados da Operação:
25 presos nesta data;
10 presos em datas anteriores;
06 armas de fogo;
89 munições;
42 aparelhos celulares;
08 notebook;
04 veículos;
Jóias diversas;
04 televisores;
32 comprimidos ecstasy;
3 kg de pasta base;
2,5 kg de maconha, 02 tabletes e diversas buchas
Certa quantidade de cocaína
1,5 Kg de Crack,
R$60.836,00 em cheques
R$44.000 em dinheiro (até o momento, ainda sendo contabilizado)
A medida promete impactar positivamente os índices criminais, como vem acontecendo desde Junho/2018 na cidade de São Gotardo e região com o resultado da Operação Jericó.
Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas