Segundo levantamento do Kantar Ibope, Rádio fecha semestre com resultado favorável em investimento publicitário

São Paulo – Meio recebeu mais de R$ 3 bi em investimentos, melhorando a marca do mesmo período do ano passado, que foi de R$ 2,8 bi


O estudo GAV (Gross Advertising Value), realizado pelo Kantar Ibope Media, mostra que o Rádio teve crescimento em investimento publicitário, se comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento, o meio recebeu pouco mais de R$ 3 bilhões de reais no primeiro semestre de 2018. No mesmo período do ano passado, o Rádio recebeu pouco mais de R$ 2,8 bilhões.

O levantamento do Kantar mostrou que as emissoras de Rádio do país tiveram um faturamento bruto de R$ 6,063 bilhões com publicidade em 2017, o que representa um share de 4,5% dos investimentos em mídia consolidados no Brasil. Foram mais de R$ 1,2 bilhão em relação a 2016. No primeiro semestre deste ano, o rádio movimentou R$ 3,037 bilhões com inserções, um valor também maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Rádio faturou R$ 2,809 bilhões, confirmando a tendência de crescimento. O rádio é hoje o quinto meio do ranking de investimentos em publicidade.

“Segundo levantamento dos aportes de mídia em compra de espaço publicitário, o rádio apresentou um desempenho favorável durante o primeiro semestre de 2018. O meio contou com 7.987 anunciantes, dos quais 49% são exclusivos, o que reforça o posicionamento do rádio como importante meio para os planejamentos de mídia de agências e anunciantes. De acordo com o último Book de Rádio, a partir de seus atributos – alcance, mobilidade e agilidade –, o rádio desempenha um papel fundamental no dia a dia do brasileiro, seja como uma importante fonte de notícias ou como entretenimento, por meio de músicas e conteúdos variados nas programações das emissoras”, explicou a executiva Adriana Fávaro, diretora-comercial de veículos do Kantar Ibope Media.

Adriana ressaltou que o Rádio é ágil e se adapta facilmente às tendências. “Esse meio ágil e capaz de se adaptar às novas tendências, também aproveitou o surgimento de novas tecnologias e plataformas para ampliar a forma como o conteúdo no formato áudio é transmitido e consumido. O Rádio permanece presente na rotina das pessoas, sendo consumido em qualquer horário, dia e lugar”, comentou a diretora.

Por outro lado, Luciana Schwartz, diretora de mídia omnichannel da VML e responsável pelo Mídia Dados do Grupo de Mídia de São Paulo, explica que o meio vem investindo na área de conteúdo e em maior presença no ecossistema digital. “Isso potencializa seu poder de alcance, uma vez que atualmente as rádios podem ser acessadas pelo mobile ou em outras plataformas. Além de manter sua essência, jornalismo e música, as rádios também estão apostando em conteúdo proprietário, que cria diferenciais únicos para cada emissora. A meu ver, o meio já começa a colher os frutos do empenho em se reinventar, incluindo a forma de administrar o conteúdo”, destaca Luciana.

 

Com informações do Propmark

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