Pesquisa aponta preferência do eleitorado mineiro

O senador Antonio Anastasia (PSDB) começará nesta quinta-feira (16) sua campanha para o governo de Minas com vantagem em relação aos demais concorrentes. É o que mostra a pesquisa DataTempo/CP2 realizada entre os dias 8 e 11 de agosto em todas as regiões do Estado. Além dele, Fernando Pimentel (PT) e Marcio Lacerda (PSB) aparecem bem posicionados, de acordo com o levantamento.

Segundo a pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Antonio Anastasia (PSDB) teria 24% dos votos se a eleição fosse hoje. Com a margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, poderia estar entre 21,7% e 26,3%. Já o atual governador Fernando Pimentel (PT) somaria 16,9% da preferência do eleitorado. Com a margem de erro, ficaria entre 14,6% e 19,2%.

Em terceiro na disputa e tentando quebrar a polarização entre PT e PSDB está Marcio Lacerda (PSB). Na pesquisa, o ex-prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos alcança 9,1% das intenções de voto. Com a margem de erro, pode estar entre 6,8% e 11,4%.

Os demais candidatos na disputa aparecem mais embolados entre a quarta e a oitava posição. Todos estão empatados se for considerado o limite da margem de erro. No entanto, numericamente, Romeu Zema (Novo) é quem aparece em quarto, com 2,5% da preferência do eleitorado. Ele fica à frente de João Batista Mares Guia (Rede), que tem hoje 1,5% da preferência entre os mineiros. Colado nele está a professora Dirlene Marques (PSOL), que alcançou 1,2% das citações na pesquisa DataTempo/CP2.

Em sétimo lugar está o advogado Claudiney Dulim (Avante), com 0,5%. Em oitavo, o metalúrgico Jordano Carvalho (PSTU), que tem 0,2%.

Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo ou que dizem não ter interesse em votar em ninguém somam 27,4%. Os que não souberam ou não responderam são 16,7%.

Segundo turno. O instituto DataTempo/CP2 também simulou cenários de segundo turno envolvendo os três primeiros colocados na pesquisa. Antonio Anastasia, hoje, venceria todos os adversários na segunda etapa.

Na disputa particular com o governador Fernando Pimentel, o tucano somaria 38,2% dos votos, contra 24,4% do petista. Nesse cenário, brancos, nulos e eleitores que vão justificar seus votos são 30,7%. Os eleitores que não sabem ou não responderam são 6,8%.

No segundo cenário testado, uma disputa entre Anastasia e Marcio Lacerda, o tucano teria, hoje, 40,4% dos votos, enquanto Lacerda somaria 17,3%. Brancos, nulos e justificativas de voto somariam 33,8%, enquanto os que não sabem ou não responderam alcançam 8,5%.

No embate entre Fernando Pimentel e Marcio Lacerda, a disputa é mais acirrada. O atual governador teria hoje 29,6% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Belo Horizonte alcançaria 23,5%. Nessa situação hipotética, os brancos, nulos e os eleitores que pretendem justificar somam 38,7% dos votos. Os que não sabem ou não responderam são 8,2%.

Registro

Dados. A pesquisa feita pelo DataTempo/CP2 foi contratada pela Sempre Editora e ouviu 1.822 pessoas entre os dias 8 e 11 de agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no TRE sob o número: MG-03222/2018.

Líderes são também os mais rejeitados

Embora liderem o levantamento feito pelo DataTempo/CP2, o senador Antonio Anastasia (PSDB) e o governador Fernando Pimentel (PT) também têm motivos para lamentar. Os dois lideram o ranking de “não voto”, quando o eleitor é questionado em quem não votaria de jeito nenhum. No caso de Pimentel, o índice alcança 27,8%. Anastasia é rejeitado por 14,5% dos eleitores mineiros ouvidos pela pesquisa.

Os demais candidatos têm índices de rejeição bem mais baixos. No caso de Marcio Lacerda (PSB), são 4,5% os que apontam que não votariam nele de jeito nenhum. Já Romeu Zema (Novo) soma 2,5% neste índice. O resultado é o mesmo de João Batista Mares Guia (Rede).

Os demais candidatos possuem rejeição parecida: Dirlene Marques (PSOL) soma 2,4%. Claudiney Dulin (Avante) não seria votado por 2,3%, e Jordano Carvalho (PSTU) é rejeitado por 1,5%. Além disso, 10,8% dos eleitores entrevistados pelo DataTempo/CP2 afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos. Por outro lado, 9,2% votaria em qualquer um deles. Os que dizem que não votariam em branco ou nulo são 6,1%. Os que não sabem ou não responderam são 14,6%.

.

 

Fonte: Jornal O Tempo

.

Pesquisa aponta preferência do eleitorado mineiro

 

O post Pesquisa aponta preferência do eleitorado mineiro apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar