Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que os motoboys são os que mais sofrem acidentes de trânsito relacionados ao trabalho, e que os caminhoneiros são os que mais vão a óbito em atividade. Para chegar a esta constatação, foram considerados os acidentes de trânsito ocorridos entre 2007 e 2016, quando o trabalhador tinha uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.
Em onze anos, o número de notificações de acidentes de transporte relacionados ao trabalho aumentou quase seis vezes, passando de 2.798 em 2007 para 18.706 em 2016. E na contramão deste aumento, os óbitos caíram 28% no mesmo período, saindo de 1.447 para 1.393, em 2016.
De acordo com o estudo, oito em cada 10 acidentes de trânsito relacionados ao trabalho foram sofridos por homens e a faixa etária predominante são os jovens com idades entre 18 e 29 anos.
Para a coordenadora-substituta de Saúde do Trabalhador, Élem Cristina Cruz Sampaio, esses acidentes têm relação com a falta de adesão das normas de seguranças no manejo de veículos e equipamentos que são utilizados durante esse transporte. Além da longa jornada de trabalho, que também é determinante para este tipo de acidente. As informações são do jornal “Estado de Minas”.
O post Caminhoneiro é o profissional que mais morre em acidente de trânsito, aponta Ministério da Saúde apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.
Postado originalmente por: Sucesso FM