A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçou o trabalho educativo sobre os perigos da febre maculosa em Divinópolis. Agentes de saúde estão percorrendo locais considerados de risco para alertar as pessoas sobre a forma de transmissão, sintomas e cuidados no caso de suspeita da doença. O trabalho inicialmente é realizado em áreas de caminhada próximas ao Rio Itapecerica.
As pistas de cooper nos bairros Santa Clara, Bom Pastor, Porto Velho e no Parque da Ilha são consideradas de risco em decorrência do grande número de capivaras encontradas nestes locais. O animal é considerado um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença.
Além do trabalho de campo, a Semusa está distribuindo panfletos, com recomendações para se evitar a doença. Dentre elas, evitar o contato com carrapatos, e, se acaso, estiver numa área em que eles possam existir, examinar o corpo a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele. Outra orientação é usar roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos, colocar a barra das calças dentro das meias e calçar botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.
A doença começa com febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas. Não existe vacina contra a febre maculosa e o diagnóstico precoce é importante para dar início ao tratamento porque a taxa de letalidade da doença é elevada.
Ainda de acordo com a Semusa, é preciso estar atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procurar um médico para diagnóstico.
Dois casos suspeitos de febre maculosa, de vítimas de Divinópolis, estão sendo investigados pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. De um idoso de 81 anos que morreu segunda-feira(23), no Hospital Santa Mônica e de uma jovem de 24 anos, que morreu no Hospital São João (HJSD) com os mesmos sintomas, no dia 1º de julho. Nos dois casos, eles estiveram no Parque da Ilha, onde supostamente, contraíram a doença. Os resultados das análises serão divulgados nos próximos dias.
O post Semusa faz recomendações para se evitar a febre maculosa em Divinópolis apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.
Postado originalmente por: Sucesso FM