Polícia Militar, legislativo, executivo e protetoras se reúnem para falar de maus tratos

Uma reunião entre representantes da Polícia Militar, dos poderes legislativo e executivo e protetoras de animais discutiu medidas de curto, médio e longo prazos que possam prevenir maus tratos contra animais e impedir que continuem ocorrendo em Caratinga. O encontro aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (12), na Câmara Municipal, e foi mediado pelo vereador Johny Claudy.

Protetoras

As protetoras tiveram a oportunidade de falar sobre a luta diária no socorro, tratamento e abrigo dos animais abandonados nas ruas. Elas dizem que todos os dias se deparam com casos de maus tratos. Afirmam ter grande dificuldade para arcar com despesas de alimentação, medicamentos, vacinas, cirurgias e internações. Como o município não tem canil e a obra do Centro de Zoonoses está parada há anos, inacabada, encontrar uma casa onde o animal possa ficar até se recuperar e ser adotado é outro grande desafio.

Polícia Militar

O subcomandante do batalhão da Polícia Militar de Caratinga, Major Márcio, esteve da reunião. Segundo ele, a maior dificuldade encontrada em Caratinga para atender chamados de maus tratos é a falta de um lugar adequado para abrigar o animal quando ele tem que ser retirado da residência ou propriedade onde está. Major Márcio afirmou que a PM está disponível para colaborar, participando, inclusive, de campanhas educativas nas escolas, nas ruas e até em comunidades rurais, sempre que for convidada.

Major Márcio

Prefeitura

O prefeito Wellington Moreira mandou a assessora de comunicação Poliana Tupinambá como representante. De acordo com ela, a equipe da secretaria de Obras é pequena para atender todas as demandas do município. Os trabalhos estão concentrados, neste momento, no loteamento Porto Seguro. A expectativa, segundo Poliana, é que o serviço na divisa com Ipatinga seja concluído no próximo mês. Em seguida, será iniciada a construção de uma estrutura, no Parque de Exposições, no Bairro das Graças, para servir de lar temporário para os animais resgatados até que sejam adotados. Não há uma data precisa para o início da obra e nem para seu término, mas ela disse que a administração municipal está se comprometendo a fazer. Também há intenção, ainda conforme a assessora, de contratar mais funcionários para dar assistência a estes animais que, na grande maioria das vezes, precisam de cuidados médicos.

Poliana Tupinambá

A reunião dessa quinta-feira foi uma iniciativa do vereador Johny Claudy e também teve a participação do vereador “Ronaldo da Milla”. O vereador ficou satisfeito com o encaminhamento das questões e disse que o legislativo continuará cobrando o cumprimento da lei e fiscalizando as iniciativas do poder público.

Enquanto isso, as protetoras continuam socorrendo os animais, na medida do possível, esperando que, um dia, a população se conscientize de que esta realidade precisa mudar. Às 9h deste sábado (14), elas farão campanha educativa em frente à feira municipal, na Praça da Estação.

ONG Latemia

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar