O serviço iniciou os atendimentos ontem, terça-feira (03), e nas primeiras seis horas de operação foram registradas 87 ligações
Com equipe de plantão 24 horas por dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou as operações na região Triângulo Norte. O telefone para contato por parte da população é o 192 e vale para ocorrências de urgência e emergência em 26 cidades mineiras.
O serviço iniciou os atendimentos nessa terça-feira (03), e nas primeiras seis horas de operação foram registradas 87 ligações. Delas, 10 foram orientações médicas, 48 foram atendimentos especiais e em duas a central encaminhou uma equipe do Samu até o local para realizar o atendimento.
Quem precisar de auxílio e ligar para o Samu 192, falará diretamente na Central de Regulação, que conta com uma equipe de técnicos que identificam o caso para encaminhar ao médico regulador. Após feito isso, a ocorrência vai ser avaliada e o procedimento adequado definido. Em caso de urgência, uma das bases será acionada para o atendimento.
Na central, localizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, são 36 profissionais trabalhando, entre médicos, técnicos e rádios operadores. Já nas bases espalhadas pelos municípios da região operam 198 profissionais da saúde, como médicos, técnicos de enfermagem e especialistas em primeiros socorros
O comunicado divulgado pela Superintendência Regional de Saúde ressalta que o Samu deve ser acionado pela população em casos como problemas cardiorrespiratórios, acidentes com traumas e faturas, trabalho de parto de gestantes e crises convulsivas, além de sangramentos e queimaduras leves entre outras urgências.
G.R