Operação combate fraudes no comércio de café em Minas

O Ministério Público de Minas Gerais, a Receita Estadual e a Polícia Civil, órgãos que integram o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), em parceria com a Receita Federal, realizaram na manhã desta terça-feira (19), a operação “Grão Brocado”, com o objetivo de combater fraudes na comercialização do café no interior de Minas, no Distrito Federal e no Paraná.

Foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão. Também foram autorizadas as quebras de sigilo fiscal e bancário de mais de 30 contribuintes.

Investigações conduzidas pela Receita Federal revelaram a existência de uma organização criminosa arquitetada para sonegar tributos incidentes no comércio de grãos de café, especialmente destinados à exportação.

Conforme apurado, entre os anos de 2016 e 2018, empresas de fachada, conhecidas como “noteiras”, emitiram mais de R$3 bilhões em notas fiscais, simulando operações e negócios para evitar o recolhimento dos impostos devidos.

As investigações indicam que as empresas envolvidas mantêm uma espécie de unidade operacional de controle , cujo propósito é beneficiar terceiros criando falsos intermediários na cadeia de comercialização de grãos.

Foi apurado que o esquema criminoso visava ocultar os verdadeiros responsáveis pelo recolhimento do Funrural e pelo aproveitamento indevido de créditos de ICMS, permitindo reduzir o valor do imposto de renda devido pelas reais beneficiárias e pelos produtores rurais.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

O post Operação combate fraudes no comércio de café em Minas apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar