Evento coloca Santa Rita do Sapucaí no mapa mundial da inovação
Imagine passar por um boteco, pedir uma cerveja, e, ali mesmo, ao lado de outras 40 pessoas, assistir a uma palestra sobre inovação ministrada por um executivo de uma empresa referência global como Google, AirBnB, IBM, Facebook ou Uber. Tudo isso após ter visto a apresentação de uma professora de Harvard, da fundadora de uma startup disruptiva, e do embaixador da Singularity University no Brasil, escola fruto da parceria do Google com a NASA no Vale do Silício.
E o melhor: usando um único ingresso, de preço acessível, e super disputado por gente de todo o país (por ser limitadíssimo em quantidade).
Imagine agora, caminhar por três minutos até a garagem de uma casa para ver a palestra de uma empreendedora que deixou de lado sua carreira de executiva para criar um projeto de sustentabilidade; ou de um publicitário que virou astrólogo; ou de um arquiteto especializado em bioconstruções sustentáveis; ou de uma especialista na convergência entre Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas; ou até mesmo da empresária de um dos rappers mais famosos do país falando sobre marketing na música.
Imagine, então, sair dali, chegar em um pracinha interiorana, comer uma porção de torresmo em uma feirinha gastronômica típica enquanto experimenta um óculos de realidade virtual, assiste a uma apresentação intimista de uma banda autoral que deve estourar nos próximos anos, e bate-papo com algumas das mentes mais inovadoras do país.
Agora imagine tudo isso em uma cidadezinha charmosa, de apenas 40 mil habitantes, que é polo de tecnologia e startups, e fica a apenas 220 km da cidade de São Paulo. E o melhor: em um evento que visa democratizar este tipo de conhecimento, por um preço muito inferior ao das conferências que rolam nas grandes capitais.
É real?
Em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, isso é possível.
Em 2018, a cidade recebe, pela quarta vez, o HackTown, festival de criatividade e inovação que promoverá, de 6 a 9 de setembro, mais de 300 atividades, entre palestras, debates, workshops e meetups.
O evento, aliás, tem ingressos limitados, que se esgotam rapidamente (já que o HackTown respeita os limites da cidade), e são vendidos pelo sitewww.hacktown.com.br.
Além das atividades oficiais, haverá também diversos acontecimentos independentes, como feiras gastronômicas, showcases intimistas com artistas emergentes, e até mesmo festas e happy hours que, junto aos conteúdo oficial do HackTown, proporcionarão um feriado prolongado que entrará para a história da cidade, e até mesmo do país.
O Vale da Eletrônica, como é conhecida Santa Rita do Sapucaí, conta com mais de 150 empresas na área de tecnologia. Além disso, é um dos principais ecossistemas de startups do país. Apesar do seu tamanho minúsculo e da sua aparência interiorana, o município sedia o Inatel, instituição de tecnologia chamada por muitos de o “MIT” brasileiro, em referências à inovadora instituição de ensino norte-americana.
Além do formato pouco convencional inspirado no evento norte-americano SXSW e no alemão Tech Open Air, o HackTown, em 2017, ficou famoso por sediar, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, uma Casa do Google, com atividades exclusivas criadas pelo gigante da tecnologia para os participantes do HackTown, além de um evento do também gigante Facebook, ao ar livre, em uma tradicional pracinha de interior. Tudo isso vem levando a iniciativa a ganhar destaque nos principais congressos sobre inovação em eventos. Recentemente, o HackTown foi apresentado ao lado de gigantes como Comic Com, Campus Party, RIO2C e Burning Man, considerado o festival mais disruptivo do mundo.
As palestras impressionam.
Entre os pouco mais de 50 palestrantes já anunciados para o HackTown 2018, de um total de mais de 200, estão nomes como:
Milena Brentan
Talent Lead para America Latina no Airbnb;
Flavio Proença
Head de analytical insights no Google;
Daniela Rodrigues
Empresária do rapper Rashid;
João Paulo Sette
Criador do primeiro streaming de quadrinhos do Brasil, o Social Comics;
Natasha Bontempi
Líder de mindfulness e habilidades humanas na IBM;
Amanda Alvernaz
Gerente de marketing do Trello;
Renata Perrenoud
Fellowship na Universidade de Harvard;
Elis Anne Coutinho
CEO e fundadora da VENTRES, startup que conecta mulheres vítimas de violência doméstica com profissionais especializados como psicólogos e advogados;
Luciano Freitas
Gerente de marketing na Uber;
Diego Dais
Grafiteiro de Santa Rita do Sapucaí que vem ganhando destaque nacional;
Henrique von Atzingen
Líder do Thinklab, área de inovação e pesquisa da IBM;
Fernanda Romano
Sócia do Malagueta Group, foi selecionada pela AdAge como uma das 100 mulheres mais influentes da comunicação mundial;
José Alexandre Rochetti
Vice-presidente de transformação da Ericsson;
Agatha Martins
Designer de Inovação Social na Baanko, organização que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para acelerar, desenvolver e investir em Startups e Negócios de Impacto Social;
Lica Repetto
Líder do núcleo de negócios do Porta dos Fundos;
Gustavo Baldoni
Diretor executivo de entretenimento da Conspiração Filmes;
Olavo Bevilaqua
Customer Services Manager na ABStartups (Associação Brasileira de Startups).
Silvia Cama
Arquiteta e ecologista no coletivo italiano zerozoonee;
Gustavo Giglio
Sócio-diretor do Update or Die e curador do CCXP UNLOCK (Comic Con Experience);
Taiga Cazarine
É Beer Huntress na Beer.com.br — maior ecommerce de cervejas do Brasil;
Nathalia Andrijic
Estrategista na R/GA, cuida da concepção e estratégia do next, o recém-lançado banco digital do Bradesco;
Conrado Schlochauer
Embaixador da Singularity University no Brasil;
Entre muitos outros. (a lista completa de palestrantes anunciados até o momento, você confere aqui)
O HackTown acontece de 06 a 09 de setembro de 2018 em Santa Rita do Sapucaí (MG). Os ingressos promocionais (limitados) e a programação parcial estão disponíveis no site oficial do evento, em http://www.hacktown.com.br .