A Polícia Federal, com o apoio das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, iniciou operação em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com objetivo de prender membros da facção criminosa responsável pelos ataques a veículos e imóveis no estado.
Já foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo oito de prisão preventiva e nove de busca e apreensão durante a Operação Weber. De acordo com a PF, as investigações dos ataques contra ônibus e instituições bancárias em Uberaba, mostram que a ordem partiu da organização criminosa. Além disso, revelam que as pessoas presas nesta sexta-feira (08) são integrantes da facção e participaram ativamente dos ataques na cidade.
A PF ainda afirmou que os presos vão ser indiciados pelos crimes de integrar organização criminosa, dano qualificado e incêndio. As penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão.
A operação foi nomeada de Weber fazendo alusão ao sociólogo Max Weber, já que ele definiu o Estado como um monopólio do exercício da força, ou seja, o Estado pode recorrer à força quando necessário.
Vale lembrar que desde o último domingo (02), 37 cidades registraram ataques violentos em Minas Gerais. Sendo, ônibus, carros, bancos e imóveis particulares incendiados ou alvos de tentativas nos últimos seis dias.