A Ceasa – Central de Abastecimento de Minas Gerais recebeu nesta quarta-feira (30), 53 caminhões escoltados pela Polícia Militar. O apoio foi solicitado pelo presidente da Associação Comercial da Ceasa, Emílio Brandi, após uma reunião na noite desta terça-feira (29), com o governador do estado, Fernando Pimentel, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e o deputado estadual Durval Ângelo.
Segundo Brandi, o pedido de auxílio do governo foi feito para a retomada das atividades. Ele ainda afirmou que a maioria dos caminhões recebidos são de hortifrutigranjeiros. Porém, o abastecimento ainda não foi normalizado, já que o Ceasa costuma receber pelo menos 1.200 caminhões por dia.
Emílio Brandi também destaca que os produtos recebidos são do “cinturão verde”, que abriga cidades como Bomfim, Sarzedo, Ibirité e Mário Campos. Mas, produtos industrializados ainda não foram entregues.
A loja Aviário Santo Antônio recebeu hoje cerca de 5.000 caixas de ovos, porém o proprietário Vladimir Paixão afirma que já vendeu todos os produtos pelo mesmo preço comercializado antes da greve.
O estabelecimento Kigema também recebeu cerca de 1.000 caixas de ovos, mas a venda está sendo realizadas para os próprios comerciantes da Ceasa, devido à paralisação.
Durante o dia é esperada a chegada de mais caminhões escoltados com o apoio da Polícia Militar.