CIA revela que Geisel autorizou execuções de presos políticos na ditadura

Documento da CIA, Agência de Inteligência dos Estados Unidos, revela que pelo menos dois presidentes brasileiros da ditadura militar ordenaram a “execução sumária”, imediata, de opositores ao regime. O relatório foi tornado público e está disponível no site oficial do Departamento de Estado norte-americano.

No documento, é relatada uma reunião entre o então presidente recém-empossado general Ernesto Geisel e o chefe do SNI, Serviço Nacional de Informações, João Baptista Figueiredo, que sucedeu Geisel na presidência. Também participaram os generais Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino – respectivamente o ex-chefe e o então chefe do CIE, Centro de Inteligência do Exército.

A reunião ocorreu no dia 30 de março de 1974. Segundo o documento, o general Milton contou que cerca de 104 opositores foram executados durante um ano, na presidência do general Garrastazu Médici. Figueiredo defendeu a continuidade dos assassinatos. Em nova reunião, no dia 1º de abril, Geisel determinou ao general Figueiredo que as execuções continuassem e que a ordem de matar um preso deveria ser dada pelo próprio Figueiredo.

O relatório foi enviado em abril de 1974 pelo ex-diretor da CIA William Egan Colbim ao então secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger. O documento estava disponível na internet desde 2015, mas foi descoberto agora pelo professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), Matias Spektor e divulgado nesta quinta-feira (10).

De acordo com o professor, o documento confirma as informações de historiadores e da Comissão Nacional da Verdade.

Para Matias Spektor, o relatório reafirma a necessidade da abertura dos arquivos da ditadura que ainda estão inacessíveis aos pesquisadores.

O Ministério da Defesa respondeu por meio de nota do Exército Brasileiro que foram destruídos os documentos sigilosos referentes ao período do relatório e que poderiam comprovar se os fatos narrados são verdadeiros. A destruição, segundo a nota, ocorreu de acordo com as normas existentes à época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar