Serviço de Acolhimento à população da Prefeitura realizou 179 atendimentos na rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) divulgou, nesta terça-feira (08/05), relatório sobre atendimentos às pessoas em situação de rua no município de Divinópolis. Segundo dados da secretaria, de janeiro a março, o Serviço de Acolhimento à população da Prefeitura de Divinópolis realizou 179 atendimentos na rua.

No trimestre, foram acolhidos na Casa de Acolhimento 54 migrantes num período inferior a 72 horas. Onze usuários foram desligados do serviço por superação de vulnerabilidade no trimestre; e 47, desligados por desistência.

O Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua, oferecido pela Prefeitura de Divinópolis, é um acolhimento com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem.

A Semds realiza o monitoramento, por meio do Serviço de Abordagem, que é responsável por localização, contato, vínculo e encaminhamento da população em situação de rua à Casa de Acolhimento e por outros serviços que possam recebê-los, inclusive os de saúde, quando há algum agravo. Alguns aceitam participar dos projetos sociais, e outros preferem ficar nas ruas.

Além da Casa de Acolhimento, o Serviço do Migrante oferece retorno de pessoas desprotegidas socialmente e em trânsito por Divinópolis às suas cidades de origem. De janeiro a março, 172 usuários foram atendidos por demanda espontânea.

A Casa de Acolhimento oferece 25 vagas com equipe técnica composta por uma coordenadora, um assistente social, um psicólogo, um auxiliar de serviços gerais, um porteiro e dez monitores. A instituição oferece atendimento integral garantindo condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, migração ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. A permanência nesta casa pode ser de até seis meses, desde que sejam obedecidos os critérios pré-estabelecidos.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar