Professores das Umeis – Unidades Municipais de Educação Infantil fizeram manifestação nesta segunda-feira (23) na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte em frente à Prefeitura. Porém a manifestação terminou em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, que usou bombas de efeito moral e jatos de água para dispersar os professores.
Segundo a PM, o Batalhão só foi acionado após mais de uma hora de discussão com os manifestantes. Além disso, foi informado que não foram usadas balas de borracha, apenas granada para a dispersão, mas ninguém ficou ferido. Durante o confronto, quatro pessoas foram presas por incitar a violência.
A manifestação começou às 8h30, com uma assembleia na Praça da Estação, logo em seguida, os professores saíram pelas ruas da cidade até a porta da Prefeitura.
De acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, os professores reivindicam a igualdade de salário com os professores do Ensino Fundamental.
A greve começou hoje e será mantida por tempo indeterminado, além disso, são 59 unidades que estão totalmente paradas e 103 parcialmente paralisadas. São cerca de 60 mil crianças sem aulas na capital até pelo menos o dia 3 de maio.
Já as Secretarias Municipais de Planejamento, orçamento e Gestão e de Educação afirmaram por meio de nota que permanecem aguardando a complementação da pauta de reivindicações do sindicato dos trabalhadores. Ressaltaram também que estão abertos ao diálogo.
Confira o vídeo.