A campanha será disponibilizada gratuitamente pelo SUS para classes como professores, trabalhadores da educação, portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes e crianças menores de cinco anos.
Vai ter início na próxima segunda-feira, 23 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza, que vai até 1° de junho. A campanha é realizada anualmente na época em que há mais indícios de casos de gripe. O dia D da mobilização está previsto para sábado, 12 de maio.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a campanha imuniza 90% das pessoas que fazem parte do público alvo. Em números, a vacinação favorece mais de cinco milhões de pessoas.
O órgão enfatiza que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção, já que pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, além de diminuir mais de 50% das doenças relacionadas à influenza.
A Secretaria de Saúde ressalta ainda que, apesar do que dito popular, a vacina não causa a doença. O que acontece é que em 20% dos pacientes, podem ocorrer, nas primeiras 48 horas, dores no local da injeção e sintomas que, geralmente, são associados à gripe.
Em Minas, a campanha será disponibilizada nos postos de saúde pelo SUS para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas e portadores de doenças crônicas, além de trabalhadores da saúde e professores.