O relógio biológico humano é o responsável por regular atividades diárias do corpo humano. Porém, alterações bruscas e nada rotineiras podem causar malefícios, como a ganha de peso. É o que diz um estudo da Universidade de Stanford.
O ciclo cicardiano, como também é conhecido o relógio biológico, tem duração de 24 horas e é controlado pela queda e aumento de diversos hormônios, que definem sensações importantes do comportamento humano, como sono e humor, por exemplo.
Para o estudo, foram implantadas esferas em cobaias que liberavam uma dose baixa e contínua de esteroide com o objetivo de interromper o ciclo.
Desta forma, alterações repentinas e bruscas no dia a dia ocasionam grandes sensações de estresse, que, segundo a pesquisa, podem ocasionar aumento de peso, além de alterações no humor.
Um dos pesquisadores da Universidade de Stanford destacou que os resultados mostram que, não apenas a quantidade de sono diária é suficiente para garantir produção normal de hormônios que interferem no comportamento humano.
Desta forma, é necessário ficar atento também aos horários que o descanso é feito e procurar ao máximo manter horários fixos.