Uma pesquisa realizada pelo Hospital de Mulheres, publicada na revista Medicina BMC, afirma que sonolência excessiva traz prejuízos cognitivos, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito.
Segundo o estudo,pessoas cronicamente privadas de sono não percebem o seu estado, apesar da queda no desempenho edo cansaço.
A pesquisa examinou a relação entre acidentes automobilísticos e duas causas comuns de deficiência de sono: a duração do sono insuficiente e a apneia obstrutiva do sono. Foram analisados 1.745 homens e 1.456 mulheres com idades entre 40 e 89 anos.
A apneia obstrutiva é um distúrbio crônico no qual a respiração começa e para repetidamente durante o sono. O que reduzdrasticamente a qualidade do descanso.
A apneia do sono grave foi associada a um aumento de 123% no risco de acidentes automobilísticos. Já a apneia leve e moderada teve alta de 13% no risco de acidentes de carro. Esses números são baseados em uma comparação com pessoas sem a apneia.
O número de pessoas que dormem apenas seis horas teve um aumento de 33%, comparado com quem dorme sete ou oito horas por noite.
Segundo um dos pesquisadores é importante identificar quem tem apneia e garantir o tratamento. Ele também destacou a importância de se ter uma boa noite de sono.
G.J