Em Coronel Fabriciano, o empreendedorismo cresceu 40,8% em um ano, segundo informa a assessoria de comunicação da prefeitura. Em 2017, eram 3.900 Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados no município. Hoje são 5.494 MEIs em atividade. O empreendedorismo é uma aposta que pode gerar renda, aumentar as oportunidades de empregos e inovações para economia do município.
No início de 2018, cresceu o número de MEIs porque a população começou a entender que a formalização traz inúmeros benefícios. O MEI tem direito a benefícios previdenciários, é de fácil adesão e abrange várias atividades com potencial de se tornarem grandes negócios. A administração municipal incentiva a formalização, mas também tem investido e ampliado as ações para qualificar os microempreendedores e com isso, fortalecer seus negócios e a economia da cidade como um todo, explica o secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó.
A adesão ao MEI pode ser feita pelo próprio empresário por meio do Portal do Empreendedor. Mas a Prefeitura de Coronel Fabriciano, com o programa Minas Fácil, mantido em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), oferece toda a orientação e o suporte ao microempreendedor, tais como declaração, inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa da empresa individual.
O atendimento é gratuito e realizado de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. O serviço funciona na sede da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, no Centro.
Coronel Fabriciano tem um comércio pujante, possui riquezas naturais e culturais e tem um traço marcante que é a hospitalidade do seu povo. A administração municipal aposta nestas características para criar alternativas de desenvolvimento para a cidade. Os eventos institucionais, por exemplo, hoje são vitrine para muitos empreendedores locais divulgarem seu negócio, conclui o prefeito Marcos Vinicius.