O vice-prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento, confirmou à imprensa nesta terça-feira (27) o afastamento do prefeito Sebastião Quintão (MDB) programada para o dia 6 de abril, ou seja, na primeira sexta-feira do mês.
Segundo Jésus Nascimento, o prefeito, que ainda aguarda a decisão da Justiça Eleitoral para o afastamento definitivo do cargo, deverá sair da Prefeitura de Ipatinga com a finalidade de desincompatibilizar para poder disputar uma cadeira no Senado Federal.
O dia 6 de abril é a data limite imposta pela legislação eleitoral para que as pessoas que ocupem cargos políticos possam realizar a desincompatibilização da função e concorrer nas Eleições de 2018.
Com o afastamento de Quintão, o vice-prefeito assume a Administração Municipal de forma temporária. Ainda há a expectativa do afastamento definitivo da chapa, que deve ser pedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cumprimento à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre retroação da Lei da Ficha Limpa a políticos condenados antes de a lei entrar em vigor em 2010.
Já publicado:
‘Não há mais nada que Quintão possa fazer para evitar sua saída’, afirma advogado
Mudança de Partido
De acordo com entrevista do vice-prefeito, veiculada pela rádio Itatiaia Vale, na manhã de terça-feira (27), Sebastião Quintão também poderá deixar o Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), antigo PMDB.
O partido é histórico para o prefeito e ele teria certa dificuldade em sair. Mas sei que ele tem convites de várias outras legendas, informa Jésus.
Para o vice-prefeito, Sebastião Quintão seria um bom nome para a representação política do Vale do Aço na instância federal.
Quintão poderia ser muito útil na esfera federal. Gostaríamos que ele pudesse ampliar a força política para auxiliar a nossa região, que é carente de pessoas que nos representam, temos um deputado federal e dois estaduais, avalia Jesus na entrevista à Itatiaia.