Saiba o que abre e o que não abre no Carnaval

Wôlmer Ezequiel

Comércio estará fechado de segunda a quarta-feira

O feriadão do Carnaval tomará a metade da próxima semana. Em muitos segmentos, as portas foram fechadas nesta sexta-feira e o funcionamento será retomado somente na quinta-feira (15). Outros estabelecimentos funcionam neste sábado e reabrem após o meio dia de quarta-feira (14).

No fim de dezembro do ano passado, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou uma portaria com a lista de feriados e pontos facultativos. Apesar de ser um calendário do setor público, ele acaba influenciando também a iniciativa privada. Contudo, há variações.

De acordo com a portaria, os dias 12 (segunda-feira), 13 (terça-feira) e 14 (quarta-feira) desde mês são considerados pontos facultativos. A Quarta-feira de Cinzas, que abre o período da Quaresma para os cristãos católicos, é ponto facultativo até às 14h. A seguir, está a lista do que abre e o que não abre no feriadão.

Prefeituras
As repartições públicas municipais, incluindo as câmaras de vereadores, de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso não terão expediente de segunda a quarta-feira. O funcionamento retorna na quinta-feira (15).
Os serviços básicos administrados pelos municípios como recolhimento de lixo, atendimento hospitalar serão mantidos normalmente.

Comércio
Os estabelecimentos comerciais que participaram do Horário Especial de Natal 2017 não abrirão as portas de segunda a quarta-feira, no Vale do Aço. Os estabelecimentos participantes foram, em sua maioria, lojas de roupas, calçados e acessórios. Na quarta-feira será a compensação das horas trabalhadas pelos comerciários no fim de 2017.
Demais estabelecimentos comerciais não participantes do horário estendido no período natalino retornam o atendimento na quarta-feira de cinzas após o meio-dia.
Já o setor de supermercados e lojas do Shopping Vale do Aço não funcionarão apenas na segunda-feira (12), data comemorativa do Dia do Comerciário.

Bancos
A rede bancária na região e em todo o país não terá expediente na segunda-feira e terça-feira. O setor retoma as atividades na quarta-feira, das 12h às 16h.

Ônibus
As linhas de transporte municipal no Vale do Aço terão redução de horários na segunda e terça-feira. Nos dois dias, os ônibus circularão com horário de domingo. Na quarta-feira, o serviço volta ao normal.

Polícia Civil
As unidades da Polícia Civil estarão fechadas para atendimentos rotineiros de segunda a quarta-feira. Somente os serviços de plantão serão executados nos três dias de Carnaval.

UAI
A Unidade de Atendimento Integrado (Uai) de Coronel Fabriciano não terá expediente neste sábado, segunda-feira e terça-feira. O atendimento será reiniciado na quarta-feira, ao meio-dia.

Shopping Vale do Aço

No shopping haverá uma programação especial de Carnaval com o Bloco Unidos do Bolacha. Até o dia 15 serão realizadas atividades gratuitas para o público se divertir. Neste sábado (10), a folia traz as tradicionais marchinhas de Carnaval, ao vivo. A criançada poderá colocar sua fantasia na “rua” e curtir o bailinho acompanhada dos pais e dos seus cachorrinhos de estimação. Na terça-feira de Carnaval é a vez dos pets se divertirem em uma programação exclusiva para eles. A festa à fantasia será perto da Petico.
No domingo a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h e as lojas, das 12h às 18h. Segunda-feira (12), praça de alimentação as 11h às 22h e lojas fechadas. Na terça-feira, praça de alimentação das 10h às 23 e lojas das 10h às 22h e quarta-feira de cinzas, praça de alimentação das 10h às 23h e lojas das 10h às 22h. O cinema terá funcionamento normal todos os dias.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar