Através de um esforço conjunto, o Clube de Engenharia de Divinópolis (CED), engenheiros e arquitetos atuantes, apoiados pela Inspetoria do CREA, foi realizada uma reunião com a Secretária do Meio Ambiente, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro, Emerson Gregório Diretor do Setor de Aprovação e os Analistas Túlio Portela e Nara Cordeiro.
A reunião foi motivada pelo fato de a analista da prefeitura Divinópolis, Nara, ter acumulado mais de 150 projetos a serem analisados para aprovação. A Secretária informou que dois servidores estão de volta ao setor o que possibilitará o retorno ao ritmo normal de trabalho. Nara por exemplo, não receberá novos projetos até que conclua os atuais em análise.
A Secretária Flávia Matheus assegurou ainda que a prefeitura irá disponibilizar 4 estagiários já treinados para auxílio na tarefa. Também disse que trabalha para a transferência de arquitetos que irão somar a este esforço e concordou em padronizar critérios e procedimentos de análise. Nesta quarta-feira (31), acontece nova reunião para definição do padrão a ser adotado.
Uma das definições da reunião foi a de que um servidor irá conferir a documentação apresentada, logo que os projetos deem entrada e no caso de falta de alguma informação, eles serão rapidamente devolvidos. Os engenheiros que participaram da reunião sugeriram que os projetos com muitos erros e que não respeitem o Código de Obras ou possuam o nível técnico mínimo serão devolvidos por não terem condições de análise.
Outra proposta, para 2019, é a uniformização dos critérios e a emissão de uma lista de correções, criando inclusive uma taxa de reanálise para projetos que forem apresentados inúmeras vezes contendo erros. A ideia é criar uma punição para incentivar os profissionais da área a terem mais esmero em seu trabalho.
Postado originalmente por: Minas AM/FM