As Práticas Integrativas e Complementares (PICS), disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Carmo do Cajuru que já oferecem métodos como Auriculoterapia e Terapia Comunitária, agora passa a oferecer também oficinas de “Shantala”.
O projeto será realizado por uma equipe de enfermagem das unidades que receberam treinamento durante esta semana e contará com o apoio da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Vasconcelos; da referência técnica em saúde bucal, Mara Alves e da fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia, Fernanda Queiroz.
A primeira oficina será realizada na próxima quarta-feira (31), no PSF NS do Carmo, às 7h. Para participar basta comparecer na unidade que fica na Avenida E, 395 – bairro Nossa Senhora do Carmo. O recurso é indicado à gestantes, parceiros e mães com bebês de até seis meses de idade.
Os grupos serão formados por meio de demanda espontânea. No dia 28/02, a oficina será oferecia nas comunidades rurais: Angicos e Santo Antônio da Serra. Já no dia 08/03, será no PSF do Centro.
Sobre a Shantala:
A Shantala é uma massagem para bebês que surgiu no Sul da Índia. A técnica foi difundida no ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer inúmeros benefícios: respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos (alívio de cólicas), além do fortalecimento do vínculo afetivo do bebê com quem realiza a massagem.
Postado originalmente por: Portal MPA