Circuito planeja 2018 com cidades da região

Aconteceu na segunda-feira, 15 de janeiro, uma  reunião entre os secretários e gestores  do Circuito Trilha  dos Inconfidentes, para que fossem definidos os próximos passos a serem dados em 2018 e também para esclarecimentos sobre projetos que já estão em andamento.

Reunião com os gestores dos municípios aconteceu na sede da Trilha dos Inconfidentes em São João del-Rei - Foto: Circuito Trilha dos Inconfidentes / Divulgação

Reunião com os gestores dos municípios aconteceu na sede da Trilha dos Inconfidentes em São João del-Rei – Foto: Circuito Trilha dos Inconfidentes / Divulgação

Marcus Januário, gestor do circuito,  conta que há muitas novidades para esse ano, entre elas a  possibilidade do patrimônio cultural das cidades associadas ser assessorado pelo circuito. “As cidades não são obrigadas a aceitar a proposta, têm até o  dia 30 de janeiro, terça-feira, para decidirem se querem ou não entregar à nós a gestão do patrimônio cultural,  nessa reunião  explicamos os pormenores dessa ideia que é um projeto audacioso e grandioso’’, diz. Logo após o resultado das votações, já em fevereiro, a trilha iniciará os trabalhos com as cidades que aderirem ao projeto.

ICMS
“O trabalho de ICMS e patrimônio cultural é realizado hoje, pela maioria dos municípios, através de contratação de consultorias externas e com valores expressivos. Com a mudança de gestão se perde muito, pois quem entra no poder tem todo um trabalho para estudar o que foi feito na gestão anterior, o que acarreta perda de tempo e até de pontuação. Com a mudança para a assessoria da trilha o custo será menor, as agendas de trabalho poderão ser realizadas de forma coletiva e colaborativa, a organização da documentação também ficará por conta do circuito, além de estar na mão de quem conhece a realidade e dificuldades enfrentadas em cada cidade”, diz Januário. Ele ainda conclui dizendo que a proposta é que os municípios tenham uma pontuação crescente no ICMS Cultural da mesma maneira que alcançaram com o ICMS Turístico.

Outros projetos
Januário cita ainda dois outros programas que entrarão em funcionamento em meados de 2018.  “Estamos trabalhando também em outros dois grandes projetos, são eles: Caminhos de São Tiago e a Rota dos Queijos”, conta. O primeiro foi inspirado na rota de Santiago de Compostela e visa levar peregrinos à trilharem caminhos que levem até a cidade de São Tiago, onde existe uma cultura religiosa muito arraigada, a inauguração desse caminho está prevista para julho desse ano. Já a Rota dos queijos é um roteiro gastronômico envolvendo as queijarias e queijos artesanais dos 23 municípios que fazem parte do circuito Trilha dos inconfidentes, previsto para entrar em funcionamento em junho desse ano.

Outro assunto que entrou na pauta da reunião foram os eventos culturais que serão promovidos pela trilha para movimentar o turismo e incentivar a cultura. “Executaremos projetos de dança, teatro e outros, sempre valorizando os artistas regionais”, salienta o gestor.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar