9 em cada 10 comerciantes mineiros têm expectativa de estabilidade ou melhora no ano

Melhora do ambiente econômico cria cenário favorável para o empresário do comércio em 2024

Comércio de Uberlândia — Foto: Artur Ribeiro/Arquivo Pessoal

Os empresários do comércio em Minas Gerais estão otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no ano de 2024, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG junto a empresários do comércio varejista em todas as regiões do estado.

A pesquisa revela que 44,3% dos comerciantes esperam que o ano atual seja melhor do que o anterior para seus negócios. Dentre os principais motivos citados para essa perspectiva estão o otimismo geral, o aquecimento do comércio e as iniciativas específicas das lojas.

Por outro lado, 46,0% dos entrevistados acreditam que o mercado permanecerá no mesmo patamar em comparação com o ano de 2023. Uma parcela menor, representando 7,3%, expressa preocupação com fatores como o cenário político e econômico do país, os preços elevados dos produtos e o endividamento do consumidor, indicando que esses elementos podem contribuir para uma tendência de piora no desempenho de seus negócios ao longo do ano.

Para o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a melhora do ambiente econômico — inflação controlada, taxa básica de juros desacelerando, queda na taxa de desemprego e aprovação do texto base da reforma tributária – cria um cenário favorável para que a expectativa do empresário do comércio varejista seja positiva para o ano de 2024.

A pesquisa revela que cerca de 50% dos comerciantes acreditam que as vendas para o primeiro semestre de 2024 serão melhores que o semestre imediatamente anterior. No entanto, para 46,4%, a esperança é que as vendas não sejam melhores que o último semestre do ano. Os motivos aparentes para as vendas serem melhores são: otimismo/esperança (39,3%), aquecimento do comércio (35,4%), ação da loja (13,6%) e o 1º semestre é melhor (13,6%), enquanto para os empresários que acreditam que as vendas não serão melhores, pontuam o endividamento do consumidor (28,7%), preço alto dos produtos (24,4%) e momento econômico do país (18,5%).

O empresário do comércio inicia o primeiro mês do ano com planejamento de adotar medidas para impulsionar as vendas em seus negócios no decorrer do primeiro semestre do ano de 2024. Entre as principais ações:

  • Promoções (32,1%)
  • Divulgação/propaganda (24,1%)
  • Atendimento diferenciado (14,5%)
  • Diversificar o mix de produtos (7,3%)

    A pesquisa traz a informação de que as datas comemorativas do primeiro semestre de 2024 devem impactar quase 60% dos negócios do comércio varejista de Minas Gerais em relação ao ano de 2023. Destes, 28,4% acreditam em um impacto positivo das vendas, e para 24,8% permanecerão próximas ao último ano.

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