7 dicas de como otimizar os espaços de sua casa

Sabe o que significa “otimizar espaços”? Significa deixar as áreas da casa – tanto de piso quanto de paredes – mais bem aproveitadas. Agora, como é que se faz isso?

Bem, normalmente, são os arquitetos e designers de interiores que têm conhecimento suficiente para responder mais facilmente essa questão. Mas você também pode conhecer algumas dicas para deixar seu imóvel mais bonito e funcional. Veja!

Juliana Matalon
Juliana Matalon

#1 – Se você tem uma quitinete

Nas grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo, é comum ver uma gama maior de opções de plantas de imóveis para morar.

Não é incomum, em certas áreas supervalorizadas, ver pessoas altamente descoladas habitando apartamentos em formato de loft, studio ou quitinete. E plantas assim, embora atraentes, são bem mais difíceis de serem otimizadas.

Em uma quitinete comum costuma-se ter, no máximo, dois ambientes. Há um banheiro e uma sala que é, ao mesmo tempo, cozinha e dormitório.

Nesse caso, não tem solução, a pessoa irá desempenhar muitas atividades diferentes num mesmo espaço – dormir, assistir TV, cozinhar, receber os amigos e mais. E para que isso dê certo, será preciso investir em uma decoração neutra e composta de móveis multifuncionais.

Renata Romeiro
Renata Romeiro

#2 – Se seu imóvel é pequeno e apresenta ambientes integrados

Existem apartamentos que não são exatamente uma quitinete, porém, são tão pequenos que as pessoas preferem fazer a integração dos ambientes.

Quando possível, essa solução é bem válida, porque permite que os espaços pareçam mais amplos – fora que dá a possibilidade de um melhor aproveitamento de planta. Aqui os móveis funcionais também serão uma boa alternativa!

Agora, o segredo deste modelo de arquitetura vai além dos móveis. Como fazer que áreas integradas tenham zonas funcionais delimitadas? Na imagem apresentada a seguir vêem-se ótimas ideias a respeito.

Por exemplo, uma linha que se converte, ao longo de uma parede, em bancada de cozinha, rack, lareira e lavanderia. Placa de vidro que protege o sofá e limita a sala. E cortina que dá privacidade ao quarto. Excelente!

Juliana Matalon
Juliana Matalon

#3 – Se seu imóvel é pequeno, mas sem ambientes integrados, e você ainda quer otimizar os espaços

#3.1 Sala de estar

A sala de estar é o ponto perfeito para receber os amigos e a família. E para estes momentos, quanto mais opções de assentos e mesinhas tiver a disposição melhor. Observe a imagem apresentada neste tópico.

Ela apresenta um exemplo de sala pequena, mas que teve seu espaço muito bem aproveitado. No lugar de mesa de centro, uma auxiliar com rodízios. E sob o rack, ao invés de gavetas, um puff extra.

Outro detalhe que não passa despercebido nesta foto é o próprio móvel criado como suporte para a televisão. Veja quantas funções diferentes ele assume. É um painel pensado para fixar o aparelho no alto, sem danificar a parede.

Também um rack – contendo um nicho para colocar outros aparelhos de mídia, mais uma gaveta para guardar seus controles. E, além disso, uma bancada de estudos ou mesa de trabalho.

Larissa Minatti
Larissa Minatti

Na imagem seguinte já se pode ver um exemplo de sala de estar bem mais ampla. Observe as ótimas e discretas soluções de otimização de planta pensadas pelos decoradores.

Primeiro, um móvel personalizado para aproveitar toda a área livre abaixo da estrutura da escada. Segundo, uma pequena estante com nichos que funciona também como proteção para as costas do sofá.

Juliana Lahoz e Bianchi & Lima Arquitetura
Juliana Lahoz e Bianchi & Lima Arquitetura

#3.2 Cozinha, banheiro e lavanderia

Estes ambientes são complicados de decorar, porque já possuem funções pré-estabelecidas.

Mas sempre há um jeito de aproveitar espaços vagos que venham a surgir entre móveis e aparelhos instalados.

Aquarella Interiores
Aquarella Interiores

Num cantinho da cozinha, é possível fazer uma pequena mesa de refeições. Atrás do espelho do banheiro, um armário. E sobre a máquina de lavar roupas e o tanque, uma bancada auxiliar.

Juliana Matalon e Marcia Addor
Juliana Matalon e Marcia Addor

#3.3 Dormitório

A decoração de um dormitório pode se resumir só a uma cama. Mas, tem gente que coloca neste cômodo todos os seus pertences pessoais. Daí é preciso ter mais itens no ambiente, como armário, cômoda e criado-mudo.

E o que fazer com os espaços vazios entre estas peças? Colocar acessórios úteis! São exemplos cabideiro, espelho, penteadeira e mais.

Uxmo Design e Aquarella Interiores
Uxmo Design e Aquarella Interiores

#3.4 Home office

Você pode ser um felizardo e trabalhar em casa. Agora, a coisa não é tão simples assim. Será preciso ter paciência para saber dividir a casa com a família. E se há crianças em casa? Bem, elas talvez poderão ficar por perto.

Que tal reservar um espaço para elas em seu home office? Preveja, para o local, uma mesa de trabalho e também uma bancada de estudos, prateleiras de livrinhos e pequenas cadeirinhas.

Susana Requião
Susana Requião

#3.5 Varanda

E, por fim, tem a varanda. Este espaço dos imóveis também pode ser otimizado. O próprio home office pode ser montado neste ponto da casa, caso não haja outro cômodo disponível para isso.

Juliana Matalon
Juliana Matalon

Pode-se estender a planta de outros ambientes para esta área externa. Talvez colocar a máquina de lavar ou a mesa de jantar nesse ponto da casa. O que acha?

Em resumo, quem quer aproveitar melhor os espaços só precisa de criatividade e bom gosto. E isso você tem de sobra!

Estas dicas de decoração em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Com Finanças Pessoais

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar