Grupo Galpão lança “Quer ver escuta”, primeira peça radiofônica da companhia

A peça estreou na Rádio Inconfidência e segue ampliando a veiculação em outras emissoras

Com espetáculos inteiramente sonoros, sem nenhuma interferência visual, nasceu o radioteatro em 1920. Para construir atmosferas da dramaturgia, músicas e efeitos sonoros eram utilizados.

Em pouco tempo, as dramatizações se popularizaram e grandes empresas da época começaram a produzir e patrocinar as radionovelas.

‘Em Busca da Felicidade’ foi o primeiro drama veiculado no Brasil. Inclusive, a radionovela celebrou 80 anos de sua estreia em junho deste ano.

Ao passar dos anos, esse formato foi perdendo espaço com a chegada da TV e também de novas tecnologias. Entretanto, a “era dos podcasts” junto com o início da pandemia, trouxe essa experiência única de volta.

O Grupo Galpão, uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, sediada em Belo Horizonte, lançou em julho deste ano a peça radiofônica ‘Quer ver escuta’.

O ator e um dos fundadores do grupo, Eduardo Moreira, explicou como foi o processo para criação dessa experiência.

“A gente ia estrear uma peça presencial para o público, no teatro. A gente tinha uma temporada para o dia 3 de abril, estrearíamos no Festival de Teatro de Curitiba e com a pandemia nós tivemos que parar. Paramos os nossos ensaios no dia 17 de março e começamos a tentar ensaiar nas plataformas digitais. A partir desses ensaios surgiu um média metragem sobre esse processo de trabalho, que se chamou ‘Éramos em bando’. Depois, ao longo do ano de 2020, trabalhando e aí surgiu a ideia de conduzir esse processo para umas peças radiofônicas”, disse.

Além disso, Eduardo ressaltou que o espetáculo, que tem cinco capítulos de aproximadamente 20 minutos, contou com vários desafios até chegar no projeto final.

“É um universo muito amplo. A gente teve que pesquisar muito, teve que pesquisar muitas qualidades sonoras, pensar em dramaturgias, construir essas histórias, como conduzir o público sem a presença da imagem. Isso tudo era um campo novo para a gente. Mas, ao mesmo tempo foi uma experiência extraordinária”, relatou.

Moreira ainda afirmou que o Grupo Galpão pretende criar novas histórias neste formato, devido ao sucesso da peça.

“Abriu um campo que eu acho que é muito interessante. Eu acho que a gente deve está explorando sempre. Eu acho que é um universo muito interessante.”

Com a estreia do espetáculo na Rádio Inconfidência, o ator destacou que a equipe segue ampliando a veiculação em outras emissoras e ainda confirmou a importância do veículo de comunicação, que completa 99 anos, no dia 25 de setembro.

“Eu acho que o rádio é o grande veículo de comunicação do Brasil. O rádio é um lugar muito especial, é um grande companheiro das pessoas, mais do que a televisão. O rádio é aquele veículo que une o Brasil e fala o que é o Brasil. Eu desejo muitas felicidades e que o caminho do rádio prossiga, indefinidamente, porque é um veículo extraordinário”, finalizou.

 

Assista a reportagem:

Clique aqui para baixar o vídeo.

Foto: divulgação/Grupo Galpão

 

Grupo Galpão

Pesquisar