6 em cada 10 brasileiros sofrem de algum tipo de transtorno mental

Uma pesquisa revelou que de seis em cada dez brasileiros sofrem de algum tipo de transtorno mental. Destes, 77 % receberam diagnóstico de transtorno de ansiedade e 50 % de depressão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão vai ser a principal causa de afastamento do trabalho, ultrapassando as doenças musculoesqueléticas.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Apesar da quantidade de tratamentos e formas de se ter uma boa saúde mental, no Brasil a principal barreira é a falta de acessibilidade aos tratamentos, como valores, por exemplo. O estudo mostrou que 36% da população consideram os valores da psicoterapia incompatíveis com a renda da população brasileira. Além disso, 30% não possuem planos de saúde para arcar com os gatos.

Outro dado relevante na pesquisa é que 60% dos entrevistados afirmaram que preferem se isolar quando estão com problemas ou dificuldades. As primeiras cinco posições no ranking das válvulas de escape, depois do isolamento, estão comer e dormir demais, usar a internet e as redes sociais.

Quando se trata de felicidade e satisfação com a vida, apenas 18% dos entrevistados disseram que são felizes. Outros 60% citaram a vida financeira e 50% o trabalho como insatisfação. Aparência física, a vida amorosa e a saúde mental também foram citadas como os responsáveis pela infelicidade dos brasileiros.

A pesquisa “Como anda a saúde mental dos brasileiros”, foi realizada pela psicóloga e neuropsicóloga Thaís Quaranta, entre os meses de dezembro de 2018 e início de janeiro de 2019.  A psicóloga ainda explicou no estudo estratégias que podem auxiliar o paciente que não possui condições financeiras a realizar o tratamento, como atendimentos gratuitos oferecidos por algumas faculdades e organizações não governamentais (ONGS) que possuem esses serviços ou que podem facilitar o acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar