5G: Brasil conta com três laboratórios para validar equipamentos

A conexão 5G começará a se espalhar no país a partir de meados de 2022, mas muitos já se perguntam sobre a compatibilidade de aparelhos como smartphones e modens de internet com a nova frequência. Sem contar o surgimento de novos produtos que a tecnologia tende a acelerar.

Atualmente, o Brasil conta com três laboratórios e 17 Organismos de Certificação Designados, credenciados pela Anatel, que já estão aptos para avaliação desses produtos. Os testes verificam o comportamento do aparelho na rede, a segurança elétrica e as características na emissão de rádio frequência, além de avaliar a cybersegurança.

O vice-presidente de Telecomunicações da Abrac, Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade, José Eduardo Bertuzzo, ressalta também o alcance do trabalho dos laboratórios e organismos certificadores no apoio ao processo de inovação no país.

Bertuzzo explica que já é possível comprar, por exemplo, um smartphone que tem a tecnologia 5G. O investimento com o aparelho, segundo ele, tende a diminuir a medida que o produto ganha participação no mercado.

Dentre os avanços esperados para o 5G, segundo a Anatel, estão maior velocidade; tempo mínimo entre estímulo e resposta da rede e maior eficiência energética dos equipamentos. Além de impulsionar a chamada Internet das Coisas, transformando o modo como as pessoas e organizações se relacionam.

As informações são da Agência Brasil.

Foto ilustrativa: Pixabay

Pesquisar