5 cuidados essenciais com o botijão de gás para prevenção de acidentes

utoridade em gás de cozinha, o app Chama traz orientações para seu manuseio seguro

É comum só lembramos do botijão de gás quando ele acaba, mas a falta de cautela com esse item essencial na rotina das famílias brasileiras pode ocasionar acidentes gravíssimos. Apesar de aparentar ser um inimigo da segurança na cozinha, o uso do GLP é totalmente seguro se bem instalado e preservado.

O Chama, aplicativo de troca de botijão de gás, é especialista no assunto e reúne orientações para garantir o seu uso sem riscos. Seguindo as instruções abaixo, o consumidor garante proteção extra contra acidentes domésticos e ao realizar o pedido do botijão pelo Chama, tem a confiança de fazer negócio somente com revendas autorizadas.

Fornecedor de confiança

O passo número 1 para ter tranquilidade é escolher um fornecedor de gás de confiança. Suspeite se o preço estiver muito abaixo do valor de mercado e evite estabelecimentos clandestinos. A compra somente de revendas certificadas pela ANP, como os estabelecimentos cadastrados no Chama, garantem a qualidade do produto.

Estado de conservação do botijão

Com o botijão novo em casa, verifique seu estado de conservação e data de validade, localizada na parte superior do recipiente. Não aceite o produto caso esteja violado ou fora do prazo de validade indicado. Isso vale também para a mangueira.

Instalação e local

Realizados os passos anteriores, podemos seguir com a instalação do botijão de gás, realizada 100% manualmente. Instale-o na parte exterior da residência, em pé, na vertical, evitando locais totalmente fechados e de armazenar produtos inflamáveis próximos a ele. Recomenda-se que o recipiente fique afastado de “zonas de perigo”, isto é, deve-se manter uma distância mínima de 1,50 m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.

Atenção também a outros dois itens: a mangueira e o regulador, que devem estar ambos com a certificação do Inmetro e dentro do prazo de validade indicado nos próprios produtos. Ao ser instalada, a mangueira não deve passar atrás do fogão.

Como manusear o botijão 

O ideal é evitar movimentar o botijão de gás, pois isso pode acabar afrouxando as conexões, mas caso seja necessário, providencie uma base com rodinhas, específicas para isso.

O que fazer em caso de vazamento?

Caso você identifique o vazamento, seja por teste do regulador ou pelo cheiro característico, feche imediatamente a válvula e desconecte o botijão com cuidado. Abra portas e janelas para ventilar o ambiente. Jamais mexa em interruptores de luz nem arraste o botijão, pois o atrito pode fazer faíscas e causar acidentes maiores. Fósforos e isqueiros também não devem ser acesos pois podem causar incêndio.

As informações são da assessoria.

Pesquisar