A mesa de abertura do evento foi composta por lideranças de associações, cooperativas e sindicatos mineiros de comunicação
O 2º Conecta Com Minas, realizado no dia 21 de outubro, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, reuniu empresários, parlamentares, agências de publicidade e outros profissionais da comunicação para debater temas relevantes para o setor, como o impacto dos avanços tecnológicos, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e valorização das empresas do estado.
Organizado pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Minas Gerais (Sindijori-MG) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a mesa de abertura do evento foi composta por lideranças de associações, cooperativas e sindicatos mineiros de comunicação.
O Secretário de Comunicação Bernardo Santos esteve presente no evento e enfatizou que, desde o início da gestão de Romeu Zema, uma das prioridades do Governo de Minas era investir na comunicação. Segundo ele, Zema fez o seguinte pedido: “Assim que a gente tiver recursos, que a gente invista na comunicação, mas uma comunicação um pouco mais inclusiva e democrática, que saia somente de Belo Horizonte e vá para o interior, porque os mineiros, na sua grande maioria, estão no interior.”
O secretário de Comunicação também falou da importância da imprensa para que os parlamentares possam alcançar problemas no estado. “Eles merecem nossa confiança, eles merecem esse incentivo do governo, afinal são eles que levam a informação e são eles que trazem a informação. A gente não está no estado inteiro o tempo inteiro, então, precisa de alguém pra trazer essa informação para a gente, para sabermos o que tá acontecendo de ruim e o que a gente precisa resolver. O elogio chega, sempre tem alguém para nos repassar, mas a reclamação às vezes não chega, a imprensa é o veículo para trazer isso para dentro do governo”, concluiu Santos.
O presidente do Sindijori-MG, Rodrigo Fernandes, falou sobre o objetivo do evento. “O Conecta Com Minas realmente está cumprindo seu papel de aproximar os veículos, aproximar as instituições que representam esses veículos, para que a gente possa captar mais clientes, entregar uma publicidade de melhor qualidade, qualificar os veículos e aproximar esses vários setores, que antigamente não conversavam e concorriam de forma predatória”, explicou.
Rodrigo também destacou o papel importante do Governo de Minas e da Assembleia Legislativa, que segundo ele, têm sido grandes parceiros, possibilitando diálogo e facilitando a resolução de problemas. Ele afirmou que os veículos da capital e os do interior estão tendo a mesma proximidade com o poder público.
Ele comentou ainda sobre a relação desfavorável com as big techs “[Temos que] Defender o nosso setor, que tem sido alvo das big techs, que estão tirando recursos do nosso setor, que não pagam impostos na mesma proporção que os veículos tradicionais, não geram emprego e não geram o desenvolvimento que cada um dos nossos veículos gera para o estado”, destacou Rodrigo Fernandes.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, afirmou que a comunicação exerce um papel fundamental na sociedade, sendo essencial para mantê-la efetivamente democrática e participativa, destacando ainda que os veículos podem contar com a entidade. “A Câmara da Comunicação tem total apoio da presidência da FIEMG. O Rodrigo (presidente do Sindijori) vem fazendo um grande trabalho, e eu acredito que o mercado de vocês só tende a crescer.”
Outro ponto destacado por Roscoe foram os impactos gerados pelas mudanças tecnológicas, reafirmando a importância da união do setor para enfrentar os desafios, adversidades e aproveitar as oportunidades do mercado. “Então, nós temos que enfrentar essa mudança e essa união das entidades que está sendo feita, esse debate entre os veículos, é fundamental para a gente fortalecer o mercado de vocês e em última essência, fortalecer o mercado publicitário de Minas Gerais”, salientou.
Mayrinck Aguiar, presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), também citou sobre a luta do setor pela regulamentação das big techs. Segundo ele, a ação se faz necessária para tornar a disputa por relevância igualitária entre geradores de conteúdos e as gigantes da tecnologia.
O presidente da AMIRT também destacou a principal demanda comum entre os setores da comunicação. “A grande luta hoje é ter um destaque na verba publicitária, que está sendo colocada, em sua grande maioria, nas redes sociais. O rádio, o jornal e a televisão têm credibilidade nas cidades e isso traz um diferencial para ter investimento daquele anunciante que quer ter retorno em um determinado local. Então, a meta é trazer da mídia digital para os nossos digitais.”
Mayrinck Aguiar elogiou a organização e a relavância do evento para o meio: “Nós temos um mar à nossa para explorar, mas para isso nós temos que entender as regras do jogo, temos que unir o pessoal para saber jogar certo e ter resultados. Este evento de hoje serve para discutir o nosso meio e partir disso, definir quais são as prioridades que nós devemos lutar nos próximos meses”, finalizou.
O evento reuniu cerca de 200 representantes de veículos de mídia, que discutiram os desafios e oportunidades do setor. No painel ‘Comunicação e propaganda em Minas Gerais’, o Secretário de Comunicação, Bernardo Santos, e a Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Luiza Luna, destacaram a necessidade de fortalecer parcerias e alinhar estratégias de comunicação com a sociedade, além disso, eles ouviram as demandas dos jornais e revistas do estado.
Confira o vídeo abaixo: