Cliente e inovação serão foco principal das elétricas
Por Thiago Camargo e Virgilio Almeida
O setor de energia elétrica na Europa, Estados Unidos e em outras partes do mundo está passando por mudanças impulsionadas pela interseção de cinco fatores:
- 1- descentralização dos sistemas de geração de energia;
- 2- avanço das tecnologias de armazenamento de energia;
- 3- proliferação de tecnologias digitais, que permitem que a energia seja produzida, transmitida e consumida de forma mais inteligente e eficiente;
- 4- crescimento de fontes de energia renováveis, como eólica e solar; e
- 5- tendência de descarbonização do sistema energético, como parte dos esforços globais de mitigação das mudanças climáticas.
Essas transformações apresentam muitos desafios. Como os serviços de eletricidade, que hoje são gerados e operados majoritariamente de forma centralizada, serão fornecidos no futuro?
Qual será o efeito da intensificação da digitalização do setor elétrico? Quais são as oportunidades e os desafios que as novas tecnologias colocam para as empresas desse setor? Quais são suas consequências para os consumidores?
O impacto da Internet e tecnologias digitais em todos os setores da economia é flagrante, com o lançamento acelerado de novos produtos e serviços. A digitalização do setor elétrico avança em direção a automação e ao uso de tecnologias de internet das coisas e inteligência artificial. As empresas de energia elétrica, em particular as distribuidoras, têm um enorme potencial para a economia digital. Têm conexões com as residências dos consumidores e, consequentemente, vastas massas de dados sobre consumo de energia e seu comportamento.
Podem criar novos produtos e serviços interessantes aos consumidores.
Os consumidores poderão gerenciar seus próprios sistemas, com geração própria,
armazenamento e uso
Três fatores nortearão as principais transformações do setor elétrico: digitalização, descarbonização e descentralização. A digitalização da sociedade vem alterando as visões dos clientes sobre as empresas e as interações que eles esperam de provedores de serviços fundamentais, como transporte, segurança, saúde, administração pública e energia.
Em vários segmentos da economia, como nos setores financeiro, entretenimento, comércio eletrônico e serviços online, os clientes já estão acostumados com atendimento personalizado e de alta qualidade. Sua tendência é adquirir produtos e serviços com essas características, acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, através de dispositivos móveis e mídias sociais.
fonte: https://www.valor.com.br/colunistas/Thiago%20Camargo%20e%20Virgilio%20Almeida