23 famílias são retiradas de Itatiaiuçu devido ameaça de barragem

Desde a manhã desta quinta-feira (4), agentes da Defesa Civil de Minas Gerais estão no bairro Pinheiros, em Itatiaiuçu, na região Metropolitana de Belo Horizonte, para retirar 23 famílias que residem no local. A remoção está sendo feita por causa do aumento da mancha de inundação da barragem de rejeitos Serra Azul, da empresa ArcelorMittal.

Vale lembrar que em fevereiro, quando foi constatado risco para a população, 48 famílias foram retiradas de suas casas. Na ocasião, o nível de segurança da barragem passou de 1 para 2, o que representa estágio de alerta do reservatório. Os dados foram obtidos por meio do estudo de inundação chamado de Dam Break.

Atualmente, após uma nova análise, a empresa responsável pela barragem considerou necessária a realocação de outras famílias. Em nota, a ArcelorMittal explicou que o nível de segurança da barragem permanece o mesmo, isto é, ainda é 2. No texto, a empresa esclareceu que as famílias foram transferidas para “acomodações temporárias” e que está realizando ações no local para recuperar a segurança da barragem. Após atividades, será executado o descomissionamento da estrutura, ou seja, fazer com que ela deixe de ser barragem e reintegrá-la ao meio ambiente.

A barragem da Mina de Serra Azul está desativada desde outubro de 2012. Desde então, no local os trabalhos são feitos sem nenhum rejeito úmido, apenas por meio de empilhamento a seco e em cava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar