Quem passa na região da Praça Tiradentes e do Centro Cultural Nhô Quim Drummond, no Centro, certamente vai prender sua atenção na megaestrutura montada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, para a realização da 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas. Espaços para palestras, debates e apresentações e ainda estandes de diversas livrarias fazem parte do complexo. O evento aberto ao público foi iniciado na manhã desta terça-feira, 25, e recebe uma extensa programação de atrações até o próximo sábado, 29.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, representantes da área cultural, escritores e alunos de escolas da cidade. Uma apresentação da Banda Jovem de Sete Lagoas formada por alunos do CEU Jardins dos Pequis abrilhantou o momento. “Tenho 22 anos de gestão pública e acredito que este é o momento mais marcante. Agradeço o empenho da administração municipal que não mediu esforços pela Bienal, por nossa cultura, mesmo num momento de crise”, comentou o secretário adjunto de Cultura e Juventude e curador da Bienal, Alan Keller.
O prefeito Leone Maciel não escondeu a felicidade ao abrir oficialmente a programação que inclui nomes de peso da literatura nacional como Fabrício Carpinejar, Cris Guerra, Evandro Affonso Ferreira e Zeca Camargo e também autores vários autores locais. “Neste momento complicado para todas das prefeituras é preciso escolher prioridades. Em Sete Lagoas as prioridades são educação, saúde e cultura. Não tenho dúvida que a formação ideal da consciência de todos passa pela leitura. Estou muito feliz com este momento inesquecível”, comentou.
Autor do projeto que instituiu a Lei Municipal 8.528/2015 que deu origem a Bienal do Livro de Sete Lagoas o vereador Cláudio Caramelo destacou a a grandeza do evento e discursou emocionado. “Esta ideia nasceu em 2014 e não foi levada à frente por outra administração, a sensibilidade e o jeito humano do prefeito Leone foram fundamentais para sua realização. Além do mais este é um belo exemplo de que o poder público e a inciativa privada podem caminhar juntos para grandes realizações”, disse.
A 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas tem programação durante todo o dia até o próximo sábado. As atrações são divididas no Palco Letras, Sala das Palavras, Sala Clube de Letras e Arena da Leitura. No corredor onde o visitante poderá adquirir obras de todos os estilos estão os seguintes estandes: Aletria, Magia dos Livros, Leitura, Grupo Autêntica, Eis, Boa Viagem, Globo Cultural, Clássica Distribuidora, Quixote +Do, Upbooks, Páginas Editora, Viajantes do Tempo, Grupo Lê e Poli Livros.
Durante a programação serão realizados vários lançamentos de livros com sessão de autógrafos dos autores, oficinais, shows, espetáculos, contação de histórias, palestras e bate-papos. Outra atração é a exposição “Ao Mestre Com Carinho” que homenageia o Ziraldo no traço de 85 talentosos cartunistas.
Durante o primeiro dia um grande público visitou a Bienal do Livro durante a apresentação de suas primeiras atrações.
Confirma a programação completa no link:https://goo.gl/MiJGx9
Fotos: Mateus Martins
Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal
Postado originalmente por: Portal Sete