19º Encontro Regional homenageia pioneiros da radiodifusão no Triângulo Mineiro

O encontro homenageou logo no início os pioneiros da radiodifusão no Triângulo Mineiro

Conheça a história dos homenageados:

Arnaldo Prata Filho
Nasceu em Uberaba, Minas Gerais. Integrante de uma família ligada ao agronegócio, iniciou sua jornada profissional neste segmento ao lado do pai, Arnaldo Rosa Prata. É graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Triangulo Mineiro. Sempre interessado às entidades classistas, foi integrante da ACIU- Associação Comercial de Uberaba por cinco gestões e, atualmente, participa como diretor de duas grandes entidades com o orgulho de pertencer: A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão).
Iniciou sua trajetória no mundo da comunicação através da Ponto Nobre Painéis, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado de Outdoor em Uberaba e região. Em 1990 teve a oportunidade de empreender na área de radiodifusão criando o Grupo Supersom FM. Hoje, possui duas grandes emissoras de Rádio: a Supersom FM, em Uberaba, e a Lidersom FM, em Orlândia. Voltadas para o estilo musical sertanejo, ambas as rádios se tornaram referências no mercado. O grupo ainda buscou seu diferencial na promoção de grandes eventos na região em que atua, consolidando ainda mais a empresa.
Arnaldo permanece à frente, como Diretor-executivo, das empresas criadas na área de Comunicação e empreendendo no setor agropecuário, o qual tem um grande apreço pela atividade sempre exercida pela família.

Ary de Castro Santos Júnior
É bacharel em administração de empresas e ciências econômicas. Integra a terceira geração de uma família que veio do campo, passou pela indústria, investiu no entretenimento com salas de cinema em Minas, São Paulo e Goiás, e entrou na comunicação por meio da Rádio Educadora de Uberlândia, exatos 70 anos atrás.
Cresceu assistindo à influência do rádio AM na política local. E a partir de 1975, envolveu-se juntamente com o pai, Ary de Castro Santos, no projeto de montagem e criação da Rede Mineira de Rádio e Televisão, que três anos mais tarde colocou no ar a Rádio Paranaíba FM e a TV Paranaíba. A televisão é afiliada à Record TV, com quem mantém relação contratual há 20 anos. E a Paranaíba FM é referência nacional no cenário musical sertanejo desde 1989, quando se especializou no segmento.
Com passagem inicialmente pelo mercado imobiliário, Ary de Castro Santos Júnior é identificado hoje pelo mercado como um Homem de Mídia. Preside o Conselho Consultivo do Grupo Paranaíba de Comunicação, que fala para uma rica região brasileira de aproximadamente 3 milhões de pessoas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. E prepara a quarta geração da família para gerir este importante conglomerado, que emprega mais de 200 colaboradores.

A jornalista Fernanda Lília de Almeida, gerente de jornalismo da Integração, recebeu em nome do Dr. Tubal Siqueira sua homenagem.

Tubal de Siqueira Silva
Assumiu, ainda muito jovem, a imobiliária que era do pai, o empresário e ex-prefeito Tubal Vilela. No início dos anos 1970 resolveu investir em um novo negócio: a televisão. Ele e outros três sócios compraram a TV Triângulo e deram uma guinada na empresa.
Investiram em equipamentos e na relação com a Rede Globo. Dessa relação surgia a afiliação: a antiga TV Triângulo se tornou a primeira afiliada da Rede Globo no país.
Os sócios foram saindo e Tubal permanecia firme e em busca da expansão; adquiriu a concessão de Ituiutaba, Araxá, montou as unidades de Patos de Minas, Divinópolis e Uberaba, que anos mais tarde, já sob o comando do seu filho Rogério Nery, Uberaba se tornou em emissora ao adquirir uma concessão, juntando ao grupo a TV em Juiz de Fora com o escritório em Barbacena.
Hoje a empresa conta com emissoras de rádio, além da televisão, que chega a 230 municípios mineiros, atingindo uma população de pouco mais de 6 milhões de habitantes.

Confira a entrevista com os homenageados:

Pesquisar